Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Dia da Criança
 \
No dia 12 de outubro é comemorado o dia da criança, no Brasil. Essa data foi criada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho.
Na década de 60 a fábrica de brinquedos Estrela lançou a campanha do bebê robusto, juntamente com a Johnson & Johnson, sendo marcada pelo aumento das vendas de seus produtos, ficando a data como comemorativa para o dia das crianças.
É comum neste dia que as crianças e os adolescentes sejam presenteados, pois o comércio aproveita a época para lançar brinquedos, jogos e outros artigos que interessem aos mesmos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou um único dia para ser comemorado o dia da criança, 20 de novembro, data da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Porém, cada país instituiu uma data diferenciada, de acordo com sua história e seus interesses. No Brasil ficou estabelecido o dia 12 de outubro.

“Toda criança tem direito à liberdade”
Com a constituição de 1988, o Governo Federal lançou o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde como prioridade diz que “toda criança tem direito à educação, à saúde e moradia”. Mas em nosso país não é assim que as coisas acontecem.
Todos os dias vemos crianças nas ruas das cidades, pedindo esmolas, muitas delas abandonadas por suas famílias e sem condições para viver. Outras vendendo balas para ajudar no sustento de sua casa, tendo obrigação de trabalharem ainda tão pequenas.
O certo seria que essas crianças tivessem a oportunidade de freqüentar uma escola, para ter um futuro melhor, com uma profissão que possa garantir uma vida de qualidade. Mas em nosso país faltam governantes que tenham atitudes voltadas para isso.
Por essa falta de oportunidade muitos deles caem na marginalidade, se envolvendo com drogas, prostituição e roubos, prejudicando suas vidas.

Nenhum comentário: