Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Projetos e Planos de Aula

Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Sabemos que existem as grades curriculares com conteúdos adequados a cada série, que acabam dificultando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde todos esses possam se encaixar. Isso realmente seria impossível, mas o professor deve planejá-los e organizá-los de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Pode-se, por exemplo, numa aula de ciências, fazer experiências concretas, como uma receita de bolo, mostrando o processo de mistura, fermentação e após, solicitar que os alunos façam uma produção de texto do trabalho realizado, para avaliar os aspectos de linguagem escrita, gramática, vocabulário, criatividade e desenvoltura em português.
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Por isso propomos que os temas sejam escolhidos juntamente com os alunos, para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e, principalmente, percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento.
Os temas da atualidade se tornam mais interessantes para as séries do ensino fundamental, como aquecimento global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários outros. Já os conteúdos antigos, como os de história, podem ser resgatados e comparados ao mundo moderno.
É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, montagem de painéis referente aos temas, maquetes, enfim, tudo aquilo que se tornar centro de interesse dos alunos, podendo aprofundar o estudo e o conhecimento a cada dia. E que esses materiais sejam acumulados podendo tornar-se ponto de culminância do estudo, em uma feira ou mostra científico-cultural.
Com certeza, com essa abertura, o sucesso acontecerá, pois um grupo ativo, motivado e envolvido produz muito mais do que os acostumados à passividade.
                                                                                             Por Jussara de Barros
                                                                  (Fonte: www.educador.brasilescola.com)

Algumas sugestões de Projetos e Planos de Aula

Projeto Profissão
PROJETO- profissao-2000.doc
Microsoft Word Document [37.0 KB]
Download
Jornal do meio ambiente
Jornal do Meio Ambiente.doc
Microsoft Word Document [85.0 KB]
Download
Como montar um projeto
como_montar um projeto.doc
Microsoft Word Document [48.0 KB]
Download
Casas diferentes
CASAS_DIFERENTES-projeto.doc
Microsoft Word Document [47.0 KB]
Download
Datas comemorativas
MINI PROJETOS-datas comemorativa.doc
Microsoft Word Document [214.0 KB]
Download
Projetos Cantigas
o_projeto_cantigas.doc
Microsoft Word Document [31.5 KB]
Download
Projeto Cândido Portinari
PROJETO Candido Portinari.doc
Microsoft Word Document [27.0 KB]
Download
Higiene
Projeto Higiene 2.doc
Microsoft Word Document [167.5 KB]
Download
Índios
Projeto Índio.doc
Microsoft Word Document [33.0 KB]
Download
Jogos
projeto jogos.doc
Microsoft Word Document [21.5 KB]
Download
As formas que o corpo tem
As_formas_que_o_corpo_tem.doc
Microsoft Word Document [141.5 KB]
Download
Elaborando projetos a partir dos PCNs
Como elaborar projetos a partir dos PCNs
Microsoft Word Document [22.0 KB]
Download
E os bichos, tem profissões?
Projeto ed infantil.doc
Microsoft Word Document [32.5 KB]
Download
Não ao preconceito
Não ao preconceito.doc
Microsoft Word Document [30.0 KB]
Download
Questões sobre sexualidade
Questões sobre sexualidade.doc
Microsoft Word Document [31.5 KB]
Download
A cor da expressão
A cor da expressão.doc
Microsoft Word Document [32.5 KB]
Download
Oficina de percurso
Oficina de percurso.doc
Microsoft Word Document [38.0 KB]
Download

Nenhum comentário: