Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Etnias
 
Bonecas Barbies representam diferentes etnias
Podemos considerar como etnia um grupo de pessoas que possuem características comuns como a língua, a cultura, a religião e formas de agir, além de aparências físicas como cor da pele, cor e tipo de cabelos, formato do rosto, formato dos olhos, etc.
Um cientista de nome Carolus Linnaeus foi quem criou a classificação dos homens, chamando a humanidade de Homo sapiens, dividindo-a em quatro espécies: brancos – europeus; negros – africanos; amarelos – asiáticos; e vermelhos – índios americanos.

Diferentes etnias
A formação do povo brasileiro aconteceu através da união de várias etnias. Quando o país foi colonizado já havia aqui os índios, primeiros habitantes de nossas terras.
Os nossos colonizadores foram os portugueses, homens europeus – brancos, que trouxeram a mão de obra escrava dos negros africanos. Com isso, nosso povo nasceu da junção dessas três etnias: branco, negro e índio.
Alguns estudiosos de grupos humanos não concordam em chamar as etnias de raças, pois consideram uma forma preconceituosa de tratar o outro. Com isso, prevalece hoje o uso de etnia, para tratar das características culturais e físicas das pessoas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela definição da raça brasileira. Os estudiosos que trabalham no local consideram que o Brasil tem cinco etnias: branca, amarela, indígena, negra e parda.
A etnia parda é composta pela população que foi misturada à outra etnia, como: mestiça, mamelucos, cafusos e os próprios negros.
Na última pesquisa realizada pelo IBGE, constatou-se que a maioria da população brasileira é branca, sendo seguida pelos pardos, que somam 40% do seu total. Os negros representam 10% e os índios e amarelos 0,5%.
Curiosidade: você sabia que em nosso corpo existe um pigmento chamado melanina? É ela a responsável pela cor da nossa pele, dos nossos olhos e cabelos. As pessoas que tem mais melanina possuem a pele mais escura e estão mais protegidas dos raios ultravioleta, que fazem mal para a pele.

Nenhum comentário: