Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy”  que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo  alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é  aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e  escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura  e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no  contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando  deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social,  estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.  A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura  letrada. 
Nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora a palavra literacy já  constasse do dicionário desde o final do século XIX, foi nos anos 80 ,  que o fato tornou-se foco de atenção e de estudos nas áreas da educação e  da linguagem. No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se  mesclam e se confundem. A discussão do letramento surge sempre envolvida  no conceito de alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e  imprópria síntese dos dois procedimentos, com prevalência do conceito de  letramento sobre o de alfabetização. Não podemos separar os dois  processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se  dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e  pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas  sociais que envolvem a língua escrita , o letramento. 
O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento , que é o  uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e  interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre  letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no  mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na  sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a  criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no  seu mundo social. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já  vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal  absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento,  deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na  descontextualização. 
Na escola a criança deve interagir firmemente com o caráter social da  escrita e ler e escrever textos significativos. A alfabetização se ocupa  da aquisição da escrita pelo indivíduo ou grupos de individuos, o  letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um  sistema escrito por uma sociedade. “Em termos sociais mais amplos, o  letramento é apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio,  da diversificação dos meios de produção e da complexidade crescente da  agricultura. Ao mesmo tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma  causa de transformações históricas profundas, como o aparecimento da  máquina a vapor, da imprensa, do telescópio, e da sociedade industrial  como um todo”. TFOUNI, Leda Verdiani. 
A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como  início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades  de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a  língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse  aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter  tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no  ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas  nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar  notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta  interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita  de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do  recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro  nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos  personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela  leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem  podemos ser.
 
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