Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Dia do Folclore
Saci-Pererê - personagem folclórico
O folclore é comemorado no dia 22 de agosto. É uma tradição cultural de um povo, onde costumes, lendas, crenças e festas populares são transmitidos de geração em geração.
A palavra folclore é composta por duas outras palavras, significando o conhecimento de um povo. Sua origem é inglesa – folk (povo) e lore (conhecimento).
Várias coisas podem ser de origem folclórica, como músicas, histórias e personagens, brincadeiras, remédios caseiros, adivinhações, comidas típicas, trajes, simpatias, artes, dentre outras.

Arroz com Pequi - fruto do cerrado
Cada região tem suas características próprias, o seu jeito de ser e de viver, que determina como é esse povo, seus gostos e aquilo que consideram importante.
Os remédios caseiros são uma forma muito interessante de preservar a cultura de um povo. Receitas são preservadas sem serem escritas, mas postas em prática no cotidiano das pessoas. São receitas de chás, garrafadas, xaropes, remédio para sinusite, diarréia, verrugas, dor de cabeça, etc.
Como danças podemos destacar algumas que são mais conhecidas popularmente, como festas de quadrilha, catira, carimbó, bumba-meu-boi e maculelê.

Quadrilha Junina
Das brincadeiras infantis temos a amarelinha, as cinco Marias, barra manteiga, cabra cega, passa anel, carniça, pau-de-sebo, além de várias outras. As adivinhações também são brincadeiras folclóricas e são muito interessantes tanto para crianças como para os adultos. Quem nunca brincou de o que é, o que é?

Amarelinha
Nas histórias destacamos os personagens como Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Iara (mãe d’água), Mula-sem-Cabeça, Lobisomem, Curupira e Boi-Tatá. Porém, existe uma infinidade deles, variando de acordo com cada região.

Saci-Pererê
Das comidas típicas, essas também aparecem conforme a região. No norte podemos destacar o peixe assado e o pato ao tucupi, do nordeste o acarajé e a carne de sol, do centro oeste a galinhada e o arroz com pequi, do sudeste a feijoada e o tutu do feijão e do sul o pinhão assado e o churrasco.

Churrasco
O folclore tem características muito engraçadas e as simpatias é uma delas. Dizem que quando uma visita não vai embora de nossa casa é só colocar uma vassoura atrás da porta, que logo a mesma resolve partir.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Nenhum comentário: