Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Cuidados com o Bebê
Todo bebê precisa de cuidados e carinho
Assim que é concebido, o bebê fica protegido dentro da barriga de sua mãe em um órgão chamado útero.
No início de tudo ele é apenas um embrião, uma célula ovo, e aos poucos vai crescendo, ficando com o formato de um grãozinho de feijão. Isso mesmo, o bebê se desenvolve como se fosse um feijão, e desse formato vão se definindo os membros – braços e pernas, a cabeça, o tronco, além dos órgãos internos. Nessa etapa da vida é chamado de feto, pois ainda não está totalmente formado.

Bebê de aproximadamente 4 meses
Depois de alguns meses se desenvolvem os olhos, o nariz, o órgão genital (se menina ou menino) e o bebê vai tomando sua forma.
O feto cresce dentro de uma bolsa chamada saco amniótico. Dentro dessa bolsa existe um líquido que o protege caso sua mãe passe por algum problema, como alguma pressão na barriga, pancadas, quedas, pois esses acidentes podem acontecer.
Após o nascimento os cuidados devem aumentar, pois não se pode tratar um bebê de qualquer jeito. Eles são muito delicados.
Nessa fase a cabeça da criança tem uma parte aberta, chamada de moleira. Essa abertura será fechada no primeiro ano de vida, mas os pais e irmãos devem ter cuidado e protegerem a cabeça do bebê.

A mãe deve ter cuidado com a temperatura da água
As pessoas que cuidam do bebê devem também garantir seu estado de higiene, trocando suas fraldas com frequência, para evitar as assaduras. Dar banhos e vestir roupas frescas se estiver calor, ou roupas agasalhadas se estiver frio.
Para a alimentação, a mãe deve oferecer o seio cada vez que o bebê chorar. E nada de ficar dando outras comidas, pois ele não está acostumado. A mãe deve seguir as orientações do pediatra.
O estado de saúde do bebê será protegido com a vacinação. No dia em que nasce, a criança ganha um cartão, a carteirinha de vacinação, com todos os seus dados e indicação das vacinas que deverá tomar.

O bebê deve ter o sono respeitado e tranquilo
O bebê deve ter seu sono respeitado, dormindo o quanto quiser, sem ser acordado. Todos devem evitar o excesso de barulho.
Agindo dessa forma a criança crescerá saudável e tranquila.

Nenhum comentário: