O portfolio (do inglês) é uma modalidade de avaliação retirada do campo  das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de  avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas. (ALVES,  Leonir Pessate) 
O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 90, com  ênfase nos Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um  dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do  ensino. O portfólio com variada terminologia distingui-se de acordo com  sua intenção, como: porta-fólios, processo-fólios, diários de bordo,  dossiê. “Reflete a crença de que os estudantes aprendem melhor, e de uma  forma mais integral, a partir de um compromisso com as atividades que  acontecem durante um período de tempo significativo e que se constrói  sobre conexões naturais com os conhecimentos escolares”. (Kátia Stocco  Smole) 
A construção dos portfólios, através dos CD ROOMS, caracteriza os  Webfólios, que podem guardar toda a história escolar de um indivíduo  desde a Educação Básica até a Educação Superior, e servirá como processo  de ressignificação de suas aprendizagens e colaboração no processo de  avaliação tanto formativa, como somativa dos procedimentos escolares.  Esse portfólio construído ao longo da vida acadêmica, pode ser utilizado  para ilustrar o desempenho no desenrolar de sua trajetória escolar. O  portfólio é usado como ferramenta de acompanhamento, desenvolvimento e  qualidade do ensino/aprendizagem. Os conhecimentos são registrados,  enfatizando a finalidade, as competências e práticas adquiridas no  processo de ensinagem. 
No Estágio Supervisionado e na Educação Infantil a utilização do  portfólio é feita com a finalidade de documentar ações e reflexões. O  portfólio é usado como ferramenta que facilita a ressignificação do  processo de ensinagem e aprendizagem ao longo de um momento de ensino.  Sua preparação apresenta a propriedade de ponderar sobre a melhoria e  qualidade da aprendizagem dos estudantes, e concomitantemente propicia  inserir reelaborações de ações indispensáveis para o sucesso do processo  de ensinagem. 
De acordo com HERNÁNDEZ, Fernando (2000, p.166) o portfólio é : ...” um  continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais,  experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem,  conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc)  que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos,  as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora  para continuar aprendendo”. 
Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu  pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e  habilidades e a maneira como colocou em prática o seu trabalho  acadêmico. Essa ferramenta a serviço da educação tem como finalidade  primordial proporcionar uma visão integral do conhecimento formal do  educando e sua atuação na aprendizagem das diferentes áreas  curriculares, assim como o seu desenvolvimento no campo comportamental e  sua evolução na área pessoal e educacional. 
Os portfólios permitem uma avaliação de cooperação e participação ,  havendo interação do professor e aluno. Ambos escolhem os trabalhos mais  expressivos do educando, através da criticidade e reflexão,  estabelecendo padrões em busca da qualidade e assertividade. Há também  um processo interdisciplinar com professores de outras áreas , que  opinam em relação ao trabalho do aluno, fornecendo opiniões e  depoimentos relativos à melhoria e qualidade do ensino/aprendizagem. 
Existe uma gama enorme de registros em portfólios, tais como: desenhos;  fotos, artes, exposição de documentos; avaliação acadêmica de  desempenho; registro de entrevistas; comentários e documentários de  eventos musicais, de dança , de canto; lista de livros lidos; registro  de leituras; correspondências; atuações gravadas em vídeo e áudio, etc. 
Os portfólios são registros produzidos em períodos de aprendizagem, e  para isso podemos usar a fotografia como documento desse momento, não  como cristalização, mas como comentários abertos, através de uma  evolução histórica do acontecimento, completados e avaliados sempre,  procurando buscar de maneira metódica e ordenada a melhor atuação do  aluno dentro do seu desenvolvimento acadêmico. 
Referências:CHAVES, Idália de Sá- Portfólios Reflexivos: estratégias de formação e de supervisão.
 
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