No final dos anos 80 a idéia de trabalhar com projetos, na Escola, passa  a existir a partir da "tematização". Fernando Hernandez defende o  conceito de que o aluno aprende participando, adotando atitudes diante  das situações, averiguando, estabelecendo novas considerações e  informações, e escolhendo soluções adequadas para a resolução dos  problemas. O ensino através de projetos de trabalho enfatiza o aspecto  globalizador com atenção à resolução de problemas significativos.  Situações problematizadoras são levantadas pelo educador, introduzindo  novas orientações e propiciando descobertas de novos caminhos, norteando  os alunos na compreensão dos significados, onde são possibilitados a  fazer análise global da realidade, com isso os educandos constituem os  seus próprios procedimentos. Os alunos apreendem o conceito de projeto  para dar vida às suas idéias. 
Trabalha-se com projeto de maneira colaborativa e com isso há a  possibilidade do aluno pensar, sendo que os questionamentos e as  discussões geram criatividade nas soluções dos problemas elencados,  surgindo com o desencadear dessas ações debates e reflexões, saindo do  espaço da sala de aula, onde a realidade social é experenciada. O tema  estabelecido para executar um projeto deve estar relacionado ao  interesse dos alunos e fazer parte da vida dos mesmos, para que seja  significativo, assim desencadeando o aprendizado, porisso é muito  importante conversar antes com os educandos para sentir e entender o que  eles gostariam que fosse abordado. O que eu gostaria que os  participantes do projeto aprendessem com ele é uma boa pergunta a se  fazer, para que se tenha sucesso no ensino aprendizagem. As estratégias  utilizadas também são muito importantes para estimular os alunos e  manter o interesse no projeto escolhido, pois se os educandos não se  entusiasmarem com a problematização haverá comprometimento da ação. 
Os temas dos projetos poderão ser escolhidos e elaborados a partir de  uma notícia de jornal, de um filme, de um acontecimento, enfim de algo  que rodeia o aluno e que chama a sua atenção, culminando com o sucesso  da empreitada. Ao trabalharmos com projetos interdisciplinares enfocamos  a construção de uma escola implantada na realidade e aberta às  diversificadas relações sociais. Através da problematização e trabalho  com projetos o aluno passa a ser co-autor de sua aprendizagem, decide e  compromete-se com a mesma, assume responsabilidades, e sendo agente do  seu saber, constrói e produz um conhecimento com sentido e utilidade.  Com a interdisciplinaridade através dos projetos caem as barreiras que  separam as disciplinas. O ambiente da escola torna-se um local onde  todos atuam com criatividade e responsabilidade, discutindo, realizando e  avaliando as atividades e posturas educacionais. 
No entanto, o projeto com objetivo mal definido tem ampla chance de  fracasso. Não se sabendo onde se deve chegar, não se chega a lugar  nenhum. Mario Sérgio Cortella cita o filme “Alice no país das  maravilhas”, quando Alice diz ao gato que está perdida, e ele pergunta  para onde ela vai, ao que responde que não sabe, então ele diz: -“para  quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Devemos  aproveitar a sabedoria das histórias infantis e idealizar projetos bem  planejados. Estabelecer um projeto é definir um resultado a ser  alcançado. É assim que se constrói o ato de aprender e ensinar e se  imagina a interação professor-aluno. 
Ref: Hernández, Fernando.
 
 Postagens
Postagens
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário