Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

Inteligências Intra e Interpessoais


Trabalhando companheirismo

- Famílias de Pássaros
1-Passos:
- Participantes são divididos em duas equipes: a) A família dos
Joões-de-barro; b) a família dos pardais
Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos: a) um dos
João-de -barro; b) outro dos pardais.
Os Joões-de-barro caminham agachados e os pardais brincam saltitantes, num
pé só. Uns e outros brincam juntos num mesmo espaço.
- Enquanto estiverem andando todos misturados, mas cada qual em seu estilo,
será dado um sinal e as famílias terão de voltar a seus ninhos. Cada qual o
fará agachado ou saltitando, conforme se trate de João-de-barro ou pardal. A
família vencedora será aquela, que, por primeiro, reunir todos os seus
companheiros no ninho.

Verbalização x observação

Dinâmica de grupo: - Grupo de Verbalização X Grupo de Observação (GV-GO)
Objetivos
1- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro.
2- Desenvolver a capacidade de manifestar-se na vida.
3- Contribuir para a ampliação do conhecimento do outro.
4- Participar direta ou indiretamente de uma discussão.
5- Exercitar a elaboração de síntese.
Passos
1- Dividir a turma em dois sub-grupos, que formarão dois círculos. O círculo
interno será o da verbalização, que tem como tarefa, a discussão de um tema
proposto. O círculo externo será o de observação. À ele cabe a tarefa de
observar o processo de discussão e o conteúdo da mesma.
2- o Coordenador lança uma pergunta sobre o tema (capaz de provocar uma
discussão). Somente o grupo interno poderá responder, discutindo o assunto.
3- Durante a discussão, o grupo de observação, apenas registra idéias
esquecidas pelo grupo de verbalização, anota dúvidas, e outros pontos que
gostariam de falar.
4- Após 10 minutos de discussão, inverter os grupos.
5- Coordenador formula a mesma questão ou outra para que o grupo, de
observação agora na posição de verbalização, possa expressar idéias,
completar idéias do grupo anterior, exemplificar, etc.
6- Após 10 minutos formar uma grande círculo:
a) Fazer uma síntese dos pontos discutidos;
b) Tirar dúvidas;
c) fazer uma avaliação.
Observação:
- É responsabilidade do coordenador cuidar de:
1- Formular bem as perguntas;
2- Ficar atento para que todos participem;
3- fazer com que o grupo de verbalização se expresse de maneira clara para
que todos possam ouvir suas opiniões;
4- fazer com que o grupo de observação fique absolutamente calado durante a
discussão do grupo de dentro;
5- Marcar o tempo e determinar a troca de posições;
6- Abrir o debate final no grupão;
7- Fazer a síntese final da discussão.

Retrato da turma

OBJETIVO: Promover uma discussão e sensibilizar os participantes para o ambiente adequado ao trabalho em equipe.
APLICAÇÃO: Treinamento Gerencial e de Equipes.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: de 5 a 50 - Equipes de 5 participantes
TEMPO NECESSÁRIO: 01 hora.
MATERIAIS
 Uma folha de trabalho para cada participante
 Um lápis para cada participante (para a variação do jogo, uma folha de trabalho e um lápis para cada participante)
 Relógio/ cronômetro
DESENVOLVIMENTO
Distribua uma cópia da folha de trabalho e um lápis para cada participante.
TRABALHO INDIVIDUAL: Diga aos participantes que cada um deles vai criar um retrato do que eles pensam ser o ambiente ideal para o trabalho em equipe. Primeiro vão visualizar este ambiente. Depois usam as folhas de trabalho para descrever, com a maior quantidade possível de detalhes, as condições, o aspecto físico desse ambiente, o comportamento das pessoas e tudo mais que dê uma idéia clara do ambiente ideal. Devem ser muito detalhistas. Tempo: 10 minutos..
TRABALHO EM EQUIPE: Em equipes de 5 pessoas, vão discutir as descrições que criaram, o que é comum entre elas e as diferenças também. Depois, discutir maneiras, modos, pelos quais aspectos práticos, físicos, comportamento dos membros, e tudo o mais que pode dar uma idéia clara desse ambiente ideal de trabalho e construir a CARTILHA DO TRABALHO EM EQUIPE. Diga aos grupos que eles terão vinte minutos para completarem a tarefa.
Sinalize para o início da discussão. Cronometre a atividade em vinte minutos, dando um aviso do término, cinco minutos antes.
Direcione uma equipe de cada vez para reportar suas conclusões para o grupo todo, apresentando sua cartilha.
VARIAÇÃO DO EXERCÍCIO
Forme equipes e distribua uma cópia da folha de trabalho para cada uma Diga para desenvolverem uma descrição do ambiente ideal de trabalho e escrever uma descrição com termos detalhados. Cada equipe fará um relatório dessas condições de trabalho, seguido por uma discussão com todos os grupos sobre as semelhanças de diferenças das descrições feitas pelos times.
Em círculo, promover um painel conclusivo, orientando-se pelas perguntas abaixo.
 Quais foram as características comuns entre as várias condições discutidas?
 Quais foram as características diferentes, não usuais, usadas nas descrições?
 Por que, na sua opinião, foram usadas tantas características diferentes nas descrições?
 Como percepções individuais causam impacto no modo de gerenciar uma equipe?
 Como alguns aspectos descritos poderiam ser incorporados ao seu ambiente de trabalho?
 Como fazer com que esta cartilha seja adotada na prática?

Exercício de confiança

Objetivo: Fortalecer a confiança em sim mesmo e nos companheiros.
Desenvolvimento: É também conhecido como dinâmica do pêndulo humano. Duas ou três pessoas fecham um círculo com os braços e uma outra pessoa fica dentro desse círculo. Com o corpo mole, ela deve confiar nos que estão segurando-a.
Comentários: Se alguém não tiver confiado nos que seguraram, discutir com o grupo inteiro o porquê da desconfiança, se é sempre que isso acontece e procurar transportar essa brincadeira para o dia a dia e para o relacionamento entre o grupo.

Tipos humanos

Preparação:
Reunir muitas revistas com gravuras representando seres humanos em diferentes tamanhos e posições, posturas, colar em cartolina.

Utilização:
Os alunos devem ser estimulados a formar conjuntos com atributos comuns, percebendo a distinção entre pessoas louras, morenas, pretas, ruivas, altas, baixas, magras, gordas, velhas, crianças, jovens, de pé, sentadas, deitadas, e discutir em classe o tipo físico das pessoas, suas atitudes, desassociando estereótipos e trabalhando eventuais precoceitos. Devem associar a postura das pessoas a possíveis atitudes e colocar em discussão a  tendência que revelamos em antecipar julgamentos. É importante que o professor seja, em sala de aula, um mediador, ouvindo os alunos e permitindo que alcancem suas próprias conclusões.

A linguagem do olhar

Preparação:
Os alunos devem estar sentados em círculo e o professor escolhe um, depois outro e mais outros alunos. Estes recebem uma mensagem (escrita ou sussurrada pelo professor) e devem comunicá-la à classe apenas usando o olhar (por exemplo: uma mosca voando, uma partida de tênis, um avião pousando)

Utilização:
Os alunos devem ser estimulados a utilizar-se de diferentes formas de expressão não verbais, descobrindo a mensagem. Progressivamente, as mensagens podem ir sendo ampliadas e, além do olhar, outros atributos da comunicação corporal podem e devem ser utilizados. O professor deve explorar essas formas de comunicação como intrumento para permitir que os alunos descubram que a linguagem oral é apenas umas das muitas formas de comunicação utilizadas pelo ser humano.

Mímica

Preparação:
Organizar um conjunto de mensagens para serem transmitidas pelos alunos, que envolvam manifestações corporais (por exemplo: andar a cavalo), mas também situações emocionais diversas (raiva, alegria, entusiasmo, tristeza, etc). Escrever essas mensagens em uma tira de papel e reunir em uma sacola de plástico ou pano.

Utilização:
A tarefa dos alunos ao sortear sua mensagem é transmiti-la aos demais, levando-os à possivel descoberta, sem o uso da palavra. A atividade tem como principal objetivo a comunicação interpessoal e, depois de uma primeira experiência, outras mais complexas podem ir progressivamente sendo propostas. É interessante encerrar a atividade com um círculo de debates com os alunos sobre as muitas formas de comunicação e sua importância no auto e heteroconhecimento.

Quem será?

Preparação:
Os alunos devem estar reunidos em uma sala, sentados em círculo.

Utilização:
Depois de solicitar que todos os alunos olhem-se e percebam os detalhes nas roupas e, sobretudo, nas expressões de cad um, solicita que todos tenham seus olhos vendados. Um aluno, silenciosamente, é retirado da sala pelo professor. A seguir as vendas devem ser tiradas e os alunos devem descobrir quem foi retirado da sala, descrevendo suas características físicas e elementos do seu temperamento, sua automotivação, capacidade de administração das emoções e muito mais. Um círculo de debates sobre a importância da atividade no heteroconhecimento deve ser estimulada.

O jogo da bicharada

1- Objetivos:
- Cultivar boa convivência no grupo, na amizade e na verdade;
- Perceber as razões da falta de fraternidade e dos conflitos que surgem no
grupo de jovens, no grupo de trabalho.

2- Passos:
- Todos recebem a lista dos bichos e num momento pessoas, em silêncio, lêem
a lista e escolhem três bichos que mais se assemelham a ele;
- Dos três bichos escolhidos, ficar com apenas um com o qual se identifica;
- Grupos por bichos escolhidos - grupos dos gatos, grupo dos macacos, etc...
- durante 15 minutos partilhar o por quê escolheu tal bicho e como se
manifestam as características no dia-a-dia da própria vida.

3- Em plenário:
- Os grupos apresentam o seu bicho de forma criativa, com encenação,
dramatização, colocando as características do bicho escolhido.

- Comentários:
a) o que chamou a atenção, o que faltou, etc;
b) significado para o nosso grupo.

OS BICHOS
01- Leão: Rei da reunião. Quando urra, todos participam. Os ratinhos tremem
à sua frente. Não é agressivo. Está certo de sua superioridade. Boceja
despreocupadamente, pacientemente, com as peraltices dos outros.
02- Hiena: Não tem opinião própria. Aprova sempre o leão. Sempre recorda o
que o leão disse.
03- Tigre: É um leão ressentido por não ser reconhecido como rei pelo grupo.
Fica de mau humor, às vezes mais competente que o leão. É agressivo,
irônico, irrita o grupo que o coloca na jaula, e não toma conhecimento de
sua presença.
04- Raposa: Surpreende sempre o grupo; desvia o assunto; sofista, força o
assunto. Jamais caminha em direção ao objetivo.
05- Pavão: Mostra sempre a sua cultura. Não se interessa pelo objetivo e
pelo grupo. Não perde ocasião de mostrar seus conhecimentos. Preocupa-se
sempre consigo mesmo.
06- Cobra: Envenena as relações. Sempre de bote armado. Ai de quem comete
uma asneira. Provoca brigas e fica de fora.
07- Papagaio: Fala por todos os poros; comenta tudo. Fala alto, grita.
Ninguém lhe dá importância, nem ele próprio. Sempre por fora do assunto.
08- Coruja: Não fala, presta muita atenção. Pisca quando não entende.
assusta-se quando alguém a interpela. Pede desculpa quando intervém.
09- Carcará: Não gosta de discussão. Irrita-se quando o grupo não progride.
Quer decisões rápidas. Impaciente, levanta mas volta.
10- Girafa: Pelo modo de sentar-se e rir, acha o grupo indigno de sua
participação. Seu silêncio não permite saber-se se ela está por cima mesmo.
11- Macaco: Anedoteiro, espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial.
Sempre faz rir; ninguém o leva a sério. anima, mas termina irritado. No fim
está amuado e sem graça.
12- Gaivota; Voa pelo alto - abaixa. mas sobe logo. Vive solitária.
13- Cão: Inteligente, fareja tudo, mas ladra demais. Faz muito barulho por
pouco. Sempre vigilante para defender suas idéias.
14- Boi: Obstinado, lento. Não acompanha o grupo. Devagar e sempre.
15- Elefante: Sem sutileza. Leva tudo a peito. Não é feito para viver em
grupo. Quer ação. Quando intervém é para acabar a reunião.
16. Gato: Mia para chamar a atenção. solicitado, se enrosca e não quer
falar. Dengoso, prefere agir depois da reunião.
17. Coelho: Simpático, ágil, pulador. Não tem planos. Não é conseqüente.
Encolhe-se quando os maiores aparecem.
18. Esquilo - Acanhado, fugido, embaraçado. Dificilmente participa. Quebra
sozinho suas nozes. Se insistir muito, não volta.
19. Pombo: Fica arrulhando com o companheiro do lado. Só vive de par. Se o
interpelam, voa e volta ao companheiro.
20. Araponga: Sempre igual e vibrante. Tem idéia fixa. Só tem uma idéia. É
incapaz de seguir uma reunião.
21. Pica-Pau: Pega uma idéia e pulveriza-a. Não tem objetivos. Só sabe picar
idéias. Na discussão fica picando o que ficou para trás.
22. Aranha: É mestra em teia, onde se envolvem mosquitos e besouros. Na
discussão amarra um fio no outro. Não prepara plano, prepara armadilha.
23. Ouriço: Fica espinhento por tudo. Para ele, no grupo, não há idéias;
tudo são intenções.
24. Antílope: É arisco. Sempre farejando o ar para ver se não o querem pegar
de surpresa. Está sempre de sobreaviso. Não acredita em ninguém.
25. Hipopótamo: Fica mergulhado no assunto. Não sai das discussões. Sempre
mergulhado.
26. Ratinho: Nunca aparece, mas caminha entre todos. Rói as idéias. Passa
pela platéia às carreiras.
27. Zebra: Em cada fase da discussão apresenta ponto de vista diferente. Não
sabe somar as idéias. É preto ou Branco.
28. Camaleão: Está de acordo com todos. Vai para onde o leva o vento.
29. Foca: Muito curiosa e imaginosa. Interessa-se por tudo e mexe em tudo.
Adora brincar.
30. Coati: Fuçador. Intromete o nariz nas coisas com o objeto de
beneficiar-se. Uma vez satisfeito, perde o interesse.

Tiro pela culatra

Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para que esse colega execute.
Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:
_Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".


Dinâmica do Sociodrama

Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

Material:
papel, lápis ou caneta.
Desenvolvimento:
Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?
2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escoheria?

3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?
4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.


Construção coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:

a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sombrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.


Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Editora Mercado de Letras.

Caça ao tesouro

Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.

Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.

Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.

Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.

A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;
7. Alguém que goste de verde-abacate;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que esteja de meias azuis;
10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).

Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.


Obs.: A dinâmica foi tirada do subsídio “Dinâmicas em Fichas” - Centro de Capacitação da Juventude (CCJ) - São Paulo

Nenhum comentário: