Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

Entrando no clima da festa junina

Cantigas
Uma verdadeira festa junina não existe sem música, dança, casamento caipira, muita comida e bebida, além de vários tipos de jogos e brincadeiras, como pescaria, correio elegante, boca do palhaço, corrida com ovo cozido equilibrado na colher, entre outros. É também época de cantar cantigas clássicas como estas:


História

A tradição de fazer grandes festas no mês de junho existe há muito tempo, desde quando nossos antepassados deixaram de viver apenas da caça, da pesca e da coleta e passaram a praticar a agricultura.

Nas regiões próximas ao Hemisfério Norte, depois de um inverno muito longo, os primeiros sinais do verão aparecem no mês de junho. Os povos que ali viviam não entendiam os fenômenos da natureza, por isso eles atribuíam as alterações do clima à magia e aos deuses. Então, eram realizadas enormes festas, com grandes fogueiras, muita comida, bebida, cantos e danças, para agradecer às "divindades" pela chegada dos dias quentes e pedir uma boa colheita.

Quando o cristianismo começou a se propagar pela Europa (século IV), principalmente, a Igreja da época criou significados cristãos para os festejos e associou a eles seus santos mais populares.
Santo Antônio - 13 de junho
São João - 24 de junho
São Pedro - 29 de junho




Culinária

Ninguém consegue resistir às comidinhas típicas das festas juninas. Ficamos com água na boca só de pensar em um delicioso pé-de-moleque, um saco de pipoca quentinha, bolo de fubá, pinhão, curau... Hummm...
As receitas são passadas de comadre para comadre, e a gente faz questão de experimentar. Vamos ver quais são as sugestões das sinhazinhas Marcela e Sueli?


Canjica
Ingredientes:
Milho próprio para canjica, leite, canela em pau.

Opcional:
Casquinhas de limão ou laranja, leite condensado, coco ralado, amendoim torrado

Modo de fazer:
Deixar o milho da canjica de molho, de preferência de um dia para o outro. Cozinhar em água, na panela de pressão por mais ou menos 20 minutos com a canela em pau e, se preferir com as casquinhas de limão ou laranja. Quando a canjica estiver cozida, acrescentar leite quente e açúcar e deixar ferver mais um pouco. E depois... bom apetite!!!


Paçoca
Ingredientes:1 quilo de amendoim torrado sem casca e sem pele
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara de farinha de mandioca
1 colherinha de sal


Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes e passe-os, aos poucos, no processador de alimentos ou no liquidificador até que se tornem um pó fino. Coloque a mistura em forminhas para moldar as paçoquinhas ou em canudinhos de papel. Pronto, agora você já pode se deliciar com essa receita simples e gostosa!





Para saber mais
Apesar de ter muitas coisas em comum, a culinária típica das festas juninas não é igual em todas as regiões do Brasil.
No Norte, por exemplo, o biju e a tapioca são os quitutes mais saboreados nessas ocasiões.
No Sul, festa junina sem pinhão não é festa junina.
No Sudeste, é o pão de queijo que faz sucesso.
A preferência de adultos e crianças da Região Centro-Oeste é a pamonha.
Cuscuz, cocadas diversas, bolinha de jenipapo e amendoim, acompanhados de licores de todo o tipo, é que estimulam o apetite dos festeiros nordestinos.




Curiosidades
  • Antigamente, no dia da festa de São João, as famílias, especialmente as do Nordeste brasileiro, costumavam deixar as portas das suas casas abertas. Os vizinhos e conhecidos podiam entrar para provar os pratos de uma mesa muito farta e variada. 

  • O milho, nas suas mais variadas formas de preparo (cozido, assado, ralado ou moído), é encontrado em todas as festas juninas.
    Ele é um dos alimentos mais antigos do mundo e, na América do Sul, de onde é originário, a época de sua colheita coincide com o período das festas juninas. 





    Correio Elegante
    As festas juninas também ficam muito animadas quando os alto-falantes convidam o povo a mandar bilhetinhos pelo correio elegante.
    É assim que funciona:
    Você envia para alguém bilhetinhos, anônimos ou não, com declarações de amor, amizade, agradecimento, ou então com piadas, frases famosas, pedido de desculpas. Depois, é só esperar a resposta e continuar se divertindo na festa.
    Gostou da brincadeira? Então, entre no clima caipira e envie um cartão para um amigo ou amiga. Você pode brincar de correio elegante virtual e, para isso, nem precisa estar numa festa junina. Experimente e divirta-se!



    Danças
    A quadrilha é uma dança de origem européia presente nos grandes bailes realizados pela nobreza. Trazida para o Brasil pela família real portuguesa em 1808, essa dança nobre rapidamente agradou ao gosto popular, tornando-se tradição nas festas juninas.


    Com o tempo, ela foi adquirindo ritmos e coreografias diferentes da dança original e que podem variar conforme os costumes de cada região do nosso país.
    Mas, além da quadrilha, outros tipos de danças também animam as comemorações juninas, como, por exemplo, o forró no Nordeste, o cateretê na Região Sudeste, o cururu na Região Centro-Oeste, o vaneirão no Sul e o boi-bumbá, que aquece os festejos do Norte brasileiro.

    Enfeite sua festa
    Todo mundo sabe que balões e fogos de artifício são perigosos e causam muitos incêndios, acidentes e queimaduras. Além disso, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é proibido por lei. Quem cometer esse delito, além de ter que pagar uma multa, pode ficar preso por um a três anos. Por isso, nada de brincar com essas coisas, viu?
    Mas existe um balão que não causa nenhum acidente, é muito fácil e divertido de fazer e vai deixar sua festa muito mais colorida. Aprenda a fazer um lindo balão de origami.
    As lanternas de papel também são enfeites típicos das festas juninas, não são perigosas e vão agradar a todos. E quer saber o melhor? A lanterna já está praticamente pronta, você só precisa imprimir e montar!
    Brincadeiras
    O Zé da Roça quer dar algumas sugestões de brincadeiras que ele diz que aprendeu com o Saci-Pererê:
    Nesta brincadeira, a pessoa que for chamada deve ir pulando por cima das outras, enquanto todos vão cantando o seguinte:
    Esta é uma das parlendas preferidas dos filhos do Zé da Roça.
    Lá vai:

    Bão, Balalão,
    Senhor capitão,
    Espada na cinta,
    Ginete na mão.
    Em terra de mouro,
    Morreu seu irmão,
    Cozido, assado,
    No seu caldeirão.
    Vamos ver quem é capaz de repetir esse trava-línguas.
    O Zé da Roça consegue, e você?
    E, para animar ainda mais o seu arraial, não deixe de experimentar as seguintes brincadeiras:
    Corrida de sacos
    Cada corredor deverá entrar em um saco, que será bem preso a sua cintura, e tentar correr, ou melhor, pular até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro, é claro!
    Acertar o alvo
    O jogador receberá três bolinhas (que podem ser feitas de meias) e, com elas, deverá derrubar uma pilha de latas sem deixar nenhuma em cima da mesa.
    Corrida de três pés
    Nessa brincadeira, cada jogador deverá amarrar a sua perna direita à perna esquerda de seu parceiro. Ambos terão que correr assim até a linha de chegada.
    Corrida com ovo na colher
    Cada participante terá que correr até a linha de chegada equilibrando, na boca, uma colher com um ovo cozido. O participante que derrubar o ovo será desclassificado.
    Esses são só alguns exemplos. Os festejos juninos são riquíssimos em cantigas, rimas e brincadeiras inteligentes e divertidas. Converse com os professores, colegas ou pessoas da sua família para descobrir outros exemplos de atividades que fazem parte da tradição junina e tornam essas festas ainda mais animadas.


    créditos para www.educacional.com.br

Nenhum comentário: