Objetivos 
• Identificar números até 100. 
• Ler, escrever e comparar números em diferentes contextos de uso.
Conteúdos 
• Ordem de grandeza e regularidade do sistema de numeração. 
• Leitura e escrita numérica. 
Anos 
1º ano 
Tempo estimado 
Em todos os bimestres/trimestres do ano - atividade permanente. 
Material necessário 
• Um cartaz como o modelo acima, que vá até 100, deve ser afixado para servir de "dicionário" e ser consultado. 
• Faça algarismos simples, sem desenhos e bem separados. 
• Providencie uma cópia menor para cada aluno e objetos com sequência numérica (fita métrica, calendário ou volantes da Mega Sena). 
• As primeiras tabelas devem começar com 1 e não com 0, pois muitos alunos se apoiam na contagem para encontrar as escritas que não conhecem. 
• Organize a série de 10 em 10 para a identificação das regularidades.
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Proponha ao longo do ano atividades envolvendo ordenação de números escritos de diferentes grandezas. 
Peça, por exemplo, que os pequenos pesquisem em casa a idade de seus familiares e depois, em sala de aula, ordenem os números coletados na família para determinar quem tem o pai mais velho e o mais novo. 
Aos alunos que ainda fazem a escrita invertida, mostre a sequência na parede ou na fita métrica, no calendário etc. Apenas corrigir ou fazê-los copiar várias vezes não resolve o problema. 
2ª etapa 
Organize uma série de fotos de uma mesma região, mas de diferentes épocas, e anote no verso a data em que foram tiradas. A turma terá de descobrir qual é a mais antiga e a mais recente. 
3ª etapa 
Outras atividades de ordenação podem ser elencadas. Leve os alunos para dar uma volta e peça que anotem a numeração dos prédios de um trecho da rua. Na classe, proponha que comparem os números, verificando o que muda de um para o outro e se há regularidade. 
Avaliação 
Promova variadas situações em que os pequenos terão que ler, comparar e registrar números.
 
 Postagens
Postagens
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário