Baú de ideias | |||
Exemplos de actividades para desenvolver a linguagem | |||
JOGO DO SEGREDO: Dizer uma pequena frase a uma criança e ela diz essa frase ao ouvido da criança que está ao seu lado e assim sucessivamente até percorrer as crianças todas. A ultima diz a frase em voz alta para vermos se coincidiu com a frase inicial. | |||
Recortar letras de uma revista ou jornal para escrever o nome de cada criança. Pode-se dar o modelo previamente escrito ou não. Pode-se pedir que recorte as letras todas de uma cor, ou do mesmo tamanho. Podem escrever o nome ou outra coisa. | |||
RECONTAR UMA HISTÓRIA Ao recontar uma história, pode-se pedir que altere alguns elementos da mesma: o fim, os personagens, o local onde se passa a história, etc. Verificar se ao mudar algum elemento existem diferenças significativas da história original. | |||
CONTO REDONDO Pedir que as crianças continuem o inicio de uma história desconhecida e cada uma acrescenta uma frase ao que foi dito pela criança anterior. Quem, onde, como, quando, porquê? | |||
FALAR AO TELEFONE Pode ser um telefone a sério ou não. Fomentar a conversa e estimular as palavras que tem mais dificuldade em articular. | |||
Para além de gravar a voz a cantar, pode-se também gravar entrevistas, recados, mensagens, etc. Pode utilizar-se um fantoche para facilitar a oralidade. | |||
RITMOS DIFERENTES Cantar uma canção ou dizer uma lenga-lenga de várias maneiras (rápido, lento, baixo, alto, com a língua de fora, com a boca fechada, com voz grossa, etc.) | |||
IMITAR Imitar vozes de animais (vaca, ovelha, abelha, cavalo, porco, cão, gato, etc.) Imitar sons do quotidiano (sino, apito, carro, telefone, vento, etc.) | |||
SONS IGUAIS Descobrir palavras que começam da mesma maneira ou com o mesmo som (casa, cama, cadeira, cabelo, catarina, etc.) | |||
SONS Descobrir sons que podemos produzir com a boca (assobio, beijo, tossir, rir, chorar, gritar, ressonar, soprar, fungar, estalar a língua, bater a mão na boca quando se diz a,e,i,o,u, pssssst, bater os dentes como se estivesse a morder, sorver ou assobiar para dentro, imitar um carro dizendo brum etc.) Descobrir sons que podemos produzir com o corpo (estalar os dedos, bater palmas) | |||
EXERCÍCIOS DE SOPRO Bolas de sabão, soprar velas apagando ou apenas abanando a chama, encher balões, soprar barquinhos para se movimentarem na água, soprar bolas de ping-pong através de um labirinto ou de uma linha, soprar papeis dentro de uma garrafa, ventoinha de papel, língua da sogra, gaitas, apitos,cornetas, etc. | |||
EXERCÍCIOS ORO-FACIAIS Mover a língua dentro da boca em várias direcções, deitar a língua toda para fora, lamber os lábios, lamber um chupa-chupa, mascar uma chiclete, fazer caretas, beber por uma palhinha, beber água num prato, etc. | |||
A MESMA LETRA Descobrir como ficavam os nomes dos meninos se começassem todos pela mesma letra. Ex: Paula (Faula) Rui (Fui) Tiago (Fiago) Rita (Fita) Mariana (Fariana) etc. | |||
DIVISÃO SILÁBICA Bater uma palma ou dar um passo por cada sílaba do nome Ex: SA-RA (2 palmas ou 2 passos) | |||
INCENTIVAR A FALA Para que a criança aprenda a falar é preciso que falem com ela e também que a deixem falar e a incentivem a fazê-lo conversando sobre o que estão a fazer como por exemplo: vamos despir o pijama, vamos vestir as calças azuis, levanta a perna direita; preferes as meias às riscas ou as meias vermelhas com bonequinhos azuis? queres calçar as botas castanhas ou os sapatos pretos? e agora o que falta? etc. | |||
Lengas-lengas e (des)trava-linguas | |||
Ensinar à criança algumas lengas-lengas e trava-línguas para estimular a fala: | |||
O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia | Lé com lé, cré com cré | ||
Paulino sem pau é lino Paulino sem lino é pau Tirando o pau ao Paulino Fica o Paulino sem pau | O rato rói a serralha, O raio do rato roía; A Rita Rosa Ramalha Do raio do rato se ria. | ||
Num ninho de nafagafos Há sete nafagafinhos Quando a nafagafa sai Ficam os nafagafinhos sozinhos | Fernandinho vai ao vinho Parte o copo no caminho Ai do copo, ai do vinho Coitadinho do Fernandinho | ||
A Graça disse à Graça uma graça e a Graça achou muita graça. | Padre Pedro pinta pregos, Padre Pedro prega pregos. | ||
A história é uma sucessão sucessiva dos sucessos que sucedem sucessivamente. | A bomba dos bombeiros voluntários é boa, bonita e barata e trabalha bem. | ||
Fui à escola politécnica aprender a politecnicar; Estava lá o politécnico, não aprendi a politecnicar. | Enquanto a pega papa a fava porque não papa a fava a pega? | ||
Esta burra torta trota, trota, trota a burra torta, trinca a murta, a murta brota, brota a murta ao pé da porta | O que é que há cá? É o eco que há cá Há cá eco? Há cá eco, há. | ||
Se a liga me ligasse, Eu ligava à liga. Mas como a liga não me liga Eu também não ligo à liga. | Está o céu estrelado? Quem o estrelaria? O homem que o estrelou, Grande estrelador seria. | ||
Na rua das rosas vai um carro à riba Carregado de folhas, garrafas e rosas. | Estes nabos amarujam, Eles amarujarão. | ||
Um homem desnarigado quem o desnarigaria? | Num prato de trigo tragam três tigres. | ||
Disse você ou não disse O que eu disse que você disse? Porque se você disse O que eu não disse que você disse, Que disse você? | Tu me enganas, Eu te entendo Mas tu não entendes Que eu entendo Que me estás a enganar | ||
No comboio descendente Vinha tudo à gargalhada Uns por verem rir os outros E outros sem ser por nada No comboio descendente Vinham todos à janela Uns calados para os outros E outros a dar-lhes trela | O Fialho foi ao talho Procurar trabalho Pelo atalho Viu um espantalho Do carvalho Em vez de um bugalho Caiu um alho E o Fialho ficou paspalho | ||
Josefa vem Josefa vai Vem cá, vem ver O meu balão no ar (Dizer várias vezes seguidas, aumentando a velocidade e acompanhar sempre com mímica) | Ó pá, já casaste pá? Eu não, pá, e tu pá? Eu já, pá. Com quem pá? Com a Maria, pá, filha do Zé pá! Oh pá, tanto pá. | ||
Moço, meu moço, Leva os bois ao lameiro, Os sapatos ao sapateiro Que tos sole e sobressole E que tos torne a sobressolar Que ele bom sobressolador será. | Debaixo daquela pipa Está uma pita. Pinga a pipa, Pia a pita, Pia a pita, Pinga a pipa. | ||
Dou-te um soco, desnarizo-te, Tu desnarizaste-me a mim. Qual será o melhor desnarizador? | Fui comprar bolas ao senhor bolas, E o senhor bolas não tinha bolas. Ora bolas para o senhor Bolas | ||
Ò compadre, merca pouca cabra parda, que quem pouca cabra parda merca pouca cabra parda paga. | Pardal pardo, porque palras? Palro sempre e palrarei, porque sou o pardal pardo e palrador del-rei. | ||
Uma gata preta Prendeu a perna Na porta do prédio. Veio a prima da praça E viu a prima preta com a perna presa. Foi desprendê-la E ficaram as duas presas Na porta do prédio. | Eu tenho um cãozinho Chamado Totó Varre-me a casa Limpa-me o pó A dona da casa Chama-se Inês E o número da porta É o trinta e três. | ||
Percebeste? Se não percebeste, Faz que percebeste Para que eu perceba Que tu percebeste. Percebeste? | Eu cantarolarei, Tu cantarolarás, Ele cantarolará, Nós cantarolaremos Vós cantarolareis Eles cantarolarão. | ||
Fui a Belas para ver as velas, Mas em Belas velas não vi; Porque as velas que para Belas Eram as velas que iam daqui. | Se o papa papasse papa, Se o papa papasse pão, O papa tudo papava, Seria o papa papão. | ||
Era uma velha Que andava a varrer Com a lata no rabo a bater Quanto mais a velha varria Mais a lata no rabo batia | Ó compadre como passou a tarde de ontem à tarde? Deixe-me lá, meu compadre, que a tarde de ontem à tarde foi para mim tamanha tarde que há-de ser tarde e bem tarde que eu venha cá outra tarde como a tarde de ontem à tarde | ||
Copo, copo, jericopo, Jericopo, copo cá; Quem não disser três vezes (sem se enganar) Copo, copo, jericopo, Jericopo, copo cá, Por este copo não beberá. | O tempo perguntou ao tempo Quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo Que o tempo tem tanto tempo Quanto tempo o tempo tem. | ||
Portas prega Pedro Bravo E sermão o padre Prado | Uma cabra carga trapos, outra cabra trapos carga. | ||
Ó pavão, lindo pavão, Que lindas penas o pavão tem | Vale mais sê-lo que parecê-lo, mas não parecê-lo e não sê-lo, vale mais não parecê-lo. | ||
A pia perto do pinto, O pinto perto da pia. Quanto mais a pia pinga Mais o pinto pia. A pia pinga, O pinto pia, Pinga a pia, Pia o pinto, O pinto perto da pia, A pia perto do pinto. | Tenho um colarinho Muito bem encolarinhado. Foi o colarinhador Que me encolarinhou Este colarinho. Vê se és capaz De encolarinhar Tão bem encolarinhado Como o coralinhador Que me encolarinhou Este colarinho. | ||
Se cá nevasse fazia-se cá ski. | Se o banco que tem três pés é uma tripeça, não tropeça nos pés a tripeça de três pés? | ||
Mário Mora foi a Mora com intenção de vir embora mas, como em Mora demora, diz um amigo de Mora: Está cá o Mora? Está, está cá o Mora. Então agora o Mora mora em Mora? Mora, mora. | Ó menina deste casal, diga-me se mora aqui o padre Pedro Pires Pisco Pascoal. Não sei qual é esse padre Pedro Pires Pisco Pascoal porque aqui nestes casais há três padres Pedros Pires Piscos Pascoais. | ||
Se o Arcebispo de Constantinopla se quisesse desarcebispoconstantinoplizar quem o desarcebispocontantinoplizaria? | Pedro Paulo Pacheco Pereira, pobre pintor português, pede passagem para passar para Portugal. | ||
Tenho uma capa bilrada, chilrada, galripatalhada; Mandei-a ao senhor bilrador, chilrador, galripatalhador, Que ma bilrrasse, chilrasse, galripatalhasse, Que eu lhe pagaria bilraduras, chilraduras, palripatalhaduras. | Esta casa está ladrilhada. Quem a desladrilhará? O desladrilhador Que desladrilhar Bom desladrilhador será. | ||
Um senhor que tinha tinha Pediu a outro que não tinha tinha que lhe tirasse a tinha; Dava-lhe tudo o que tinha | Porque é que o pisco empisca a pisca e a pisca não empisca o pisco? |
domingo, 29 de agosto de 2010
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