Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dia dos Pais no mundo

Paiêêêêêê, parabéns!
Hoje em dia, os pais são mais modernos, sensíveis, alegres e saudáveis! Eles passam mais tempo com os filhos, dividem as responsabilidades da casa com as mães e, por isso, estão sendo cada vez mais valorizados, compreendidos e amados! Nossos pais são nota 1.000!!!

História
Se vocês acham que essa história de homenagear os pais é uma ideia moderna e atual, estão enganados, pois o primeiro cartão conhecido de Dia dos Pais foi produzido na Babilônia, há quase 5 mil anos, por um jovem chamado Elmesu. Ele fez o cartão em argila para desejar sorte, vida longa e muita saúde para seu pai.

Cada país tem sua história



No Brasil, a criação da data é atribuída ao publicitário Silvio Bhering, e a primeira comemoração do Dia dos Pais aconteceu em 14 de agosto de 1953, mas a data foi transferida para o segundo domingo de agosto para estimular a comemoração e a venda de presentes.


No Paraguai e na África do Sul, o Dia dos Pais é comemorado no mesmo dia que no Brasil. A diferença é que nossos vizinhos paraguaios comemoram o Dia dos Pais como nós, com presentes e reuniões familiares, e, na África do Sul, nessa data, não há muitas festividades.


Nos Estados Unidos, Sonora Luise criou a data em 1909 para homenagear seu pai, que ela tanto admirava. A ideia agradou muitas pessoas, e o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, data do aniversário do pai de Sonora. Mais tarde, a data passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho.


O Dia dos Pais também é comemorado no terceiro domingo de junho nos países do Reino Unido (Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Inglaterra). Nessa data, os filhos costumam agradar seus pais com belos cartões em vez de presentes.


Outros dois países que comemoram o Dia dos Pais no terceiro domingo de junho são a Argentina e o Peru, com a diferença de que, para os peruanos, a data não é muito especial, enquanto os argentinos a comemoram com festas e muitos presentes.


No Canadá, o Dia dos Pais é comemorado no dia 17 de junho, mas não é uma data muito importante para os canadenses.


O Dia dos Pais na Grécia é comemorado em 21 de junho. Não é uma data muito tradicional porque foi inventada há pouco tempo.


Os australianos, que é como são chamados os habitantes da Austrália, comemoram o Dia dos Pais como nós, com muita propaganda, festa e presentes. A única diferença está na data, pois lá o papai recebe sua homenagem no segundo domingo de setembro.


Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais no dia 19 de março porque esse é o Dia de São José, que, na tradição católica, é tido como o pai do menino Jesus. Para os italianos, nessa data, era feriado nacional, mas, depois que o feriado foi cancelado, o Dia dos Pais passou a ser um dia como outro qualquer.


Os pais de hoje
Antigamente, os pais participavam muito pouco da vida familiar. A função deles era trabalhar muito para sustentar os filhos e a esposa, mas a educação das crianças, a arrumação da casa e todos os outros problemas do lar eram resolvidos pela mãe. A sociedade foi aos poucos se transformando e, a cada dia, mais mulheres começaram a trabalhar fora e a contribuir com o sustento do lar. Com isso, os homens também começaram a mudar e a dividir as responsabilidades da família com suas esposas. Isso foi muito bom, pois agora os pais estão muito mais próximos de seus filhos, têm mais tempo para ensinar o que sabem e compartilhar os bons momentos com as pessoas que amam.


Nenhum comentário: