Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

Musicalizando...


PERIQUITO MARACANÃ
Periquito maracanã? }
Cadê a tua Iaiá? } bis
Faz um ano, faz um dia }
Que eu não vejo ela passar } bis

Ora vai chegando
Ora vai chegando
Ora vai chegando
Até chegar

Ora vai afastando
Ora vai afastando
Ora vai afastando
Até afastar

Ora vai pulando
Ora vai pulando
Ora vai pulando
Até pular

Ora vai rodando
Ora vai rodando
Ora vai rodando
Até rodar

Ora vai correndo
Ora vai correndo
Ora vai correndo
Até cansar


ALECRIM
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Ai, meu amor
Quem te disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim?

Alecrim, alecrim aos molhos
Por causa de ti
Choram os meus olhos

Ai, meu amor...

Alecrim, alecrim cheiroso
Que se esvoaçou
E mais além brotou

Ai, meu amor

Alecrim do meu coração
Que nasceu no campo
Com esta canção

Ai, meu amor

Alecrim, alecrim a arder
O teu fumo é santo
Junto a Deus vai ter

Ai, meu amor



CANTIGA DE BERÇO
Pereira da Costa


Ilustração de Marcos JardimIndo eu a ouvir missa
Na igrejinha em pregação
Encontrei Nossa Senhora
Com um ramo verde na mão
Eu pedi-lhe um raminho
Ela me disse que não
Eu tornei-lhe a pedir
Ela deu-me o seu cordão
Que me deram sete voltas
Em roda do coração
São Francisco, Santo Antônio
Desatai-me este cordão
Que me deu Nossa Senhora
Virgem da Conceição
Lá vai ela se escondendo
Por detrás daquela serra
Com sua capinha amarela
Que lhe deu a Madalena
Madalena escreveu
Uma carta a Jesus Cristo
O portador que a levou
Foi o padre São Francisco
São Francisco anda descalço
Vestidinho de burel
Recebendo as cinco chagas
Do divino Emanuel
Que quereis com Manuel
Que tanto chamais por ele
Manuel está na glória
Bem-aventurado ele é
Quinta-feira de Endoenças
Sexta-feira da Paixão
Sábado santo de Aleluia
Domingo da Ressurreição

(COSTA, Pereira da. Folclore pernambucano; subsídios para a história da poesia popular em Pernambuco. Recife, Arquivo Público Estadual, 1974)

ENTREI NA RODA

Ah! eu entrei na roda
Para ver como se dança
Eu entrei na contra-dança
Eu não sei dançar

Lá vai uma, lá vão duas
Lá vão três, pela terceira
Lá se vai o meu amor
De vapor de cachoeira

Ah! eu entrei na roda...

Todo mundo se admira
Da macaca fazer renda
Eu já vi uma perua
Ser caixeira de uma venda

Ah! eu entrei na roda...



(outra versão)

Ah! eu entrei na roda
Ah! eu entrei na roda dança
Eu entrei na roda dança
Mas não sei dançar

Sete e sete são catorze
Três vezes sete, vinte um
Tenho sete namorados
Só posso casar com um

Ah! eu entrei na roda...

Namorei um garotinho
Do Colégio Militar
O danado do garoto
Só queria me beijar

Ah! eu entrei na roda...


Pirulito que bate, bate


Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Coitadinha, já morreu
Marcha soldado


Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional

Nenhum comentário: